Para que serve o teu conhecimento?

  • O que significam esses códigos no MySQL? PK, NN, UQ, B, UN, ZF, AI e G

    O que significam esses códigos no MySQL? PK, NN, UQ, B, UN, ZF, AI e G

    Ao criar uma tabela, ao especificar os campos, temos a seguinte coluna de marcações: Eis o que cada uma significa: Esses seletores permitem definir restrições e comportamentos específicos para as colunas das suas tabelas no MySQL, facilitando a manutenção da integridade e do desempenho adequados dos dados. Já o G, que significa “Generated Colunms” exige…

  • Tratamento Seguro de Campos Livres em PHP: Boas Práticas com HTML Entities e Prepared Statements

    Tratamento Seguro de Campos Livres em PHP: Boas Práticas com HTML Entities e Prepared Statements

    Introdução No desenvolvimento de aplicações web, a segurança dos dados é uma preocupação primordial. Campos livres, onde os usuários podem inserir dados, são pontos vulneráveis para ataques como XSS e SQL Injection. Este artigo abordará como lidar com esses campos de forma segura usando htmlspecialchars(), htmlentities(), e prepared statements em PDO. 1. Entendendo os Riscos…

  • MySQL função COALESCE

    MySQL função COALESCE

    Introdução ao Comando COALESCE no MySQL O comando COALESCE é uma função do SQL muito útil e poderosa disponível em MySQL e outros sistemas de gerenciamento de banco de dados relacionais. Esta função retorna o primeiro valor não-nulo em uma lista de argumentos. É frequentemente usada para lidar com valores NULL em consultas de banco…

  • Fetch API x Ajax

    Fetch API x Ajax

    A Fetch API é uma interface moderna do JavaScript para realizar operações HTTP (como GET, POST, PUT, DELETE, entre outras). Ela fornece uma maneira mais poderosa e flexível de fazer requisições de rede do que as abordagens mais antigas, como o XMLHttpRequest. A Fetch API é baseada em Promises, tornando-a mais simples de usar, especialmente…

  • HTML 5 – propriedades personalizadas data-*

    HTML 5 – propriedades personalizadas data-*

    Considere o causo: Num sistema de registro contábil, ao exibir os lançamentos de terminada conta no livro razão, aquelas que carecem de conciliação, apresentam um checkbox que informa se aquele lançamento está conciliado ou não. Nesta mesma tela é possível ao usuário editar a conciliação (clicando sobre o check box) que atualiza o banco de…

    ,
  • Astreintes

    Astreintes

    Conceito Historicamente a astreinte vem como substituição à coerção física. Na Grécia antiga, a exemplo, aquele que não honrasse com suas dívidas poderia ser condenado a trabalhar como escravo por tempo suficiente à quitação. Está no senso comum que não pagar ao agiota implicará em surras periodicas até que a dívida seja saldada. Grosso modo,…

  • Como consultar um processo no STJ?

    Como consultar um processo no STJ?

    O causo: Uma das causas que patrocino chegou ao recurso especial. Pelo TJSP consta a certidão de envio ao STJ. E agora, como consultar o andamento no STJ? É isso.

  • Plugin WordPress – exibe os tipos de usuário e suas regras

    Plugin WordPress – exibe os tipos de usuário e suas regras

    Num processo de migração entre duas instalações WordPress foi necessário verificar quais os tipos de usuário cadastrados e seus “slug”. Eis a solução: Instruções de uso: Lembre-se de testar o plugin em um ambiente de desenvolvimento antes de usar em um site em produção, para garantir que tudo funciona como esperado.

  • Dados serializados, o que são e como funcionam?

    Dados serializados, o que são e como funcionam?

    No WordPress há vários elementos que são controlados com dados serializados, ae exemplo dos tipos e permissões de usuários inseridos na tabela wp_options. Eis um exemplo: Que aponta quais são os plugins ativos na instalação do WP. Dados serializados são uma forma de armazenar ou transmitir informações estruturadas (como objetos, arrays ou valores complexos) em…

  • Easy PHP – erro ao acessar PHP MyAdmin, mysqli não encontrada

    Easy PHP – erro ao acessar PHP MyAdmin, mysqli não encontrada

    Localize o php.ini, na minha instalação estava em: C:\Program Files (x86)\EasyPHP-Devserver-17\eds-binaries\php\php831vs “Descomente” (tire o ; do início) a linha: Reinicie os servidores: Aqui, não funcionou. Então testei com este código: E o resultado foi: Então, a aolução foi remover o módulo e instalar de novo: