jan 082011
 

Gettext é um projeto GNU para internacionalização de software, é composto de padrões e softwares desenvolvidos para a tradução simplificada. Pode ser visto em http://www.gnu.org/software/gettext/ e, grosso modo, consiste em utilizar para as mensagens de tela a sintaxe (PHP como exemplo, porém há suporte para várias linguages):

echo gettext(“Galeria de fotos”);

Com a marcação, são extraídos para arquivos específicos todas as mensages de tela, possibilitando a criação de arquivos de tradução. Em momento oportuno trataremos aqui de como criar e processar tais arquivos, possibilitando a criação de aplicações multi-idiomas ou ajudar a comunidade do código aberto a traduzir alguns programas.

O tema deste tópico é mais modesto, habilitar o uso do gettext no EasyPHP:

1-Vá em PHP Extension e selecione Gettext.

(Só isso mesmo!, lembro que este repositório é usado pela equipe da Academia e podemos afirmar: Como esquecemos de procedimentos simples como esse!!! Chega a ser ridículo o tempo que acabamos por perder para encontrar uma vírgula fora de lugar ou uma configuraçãozinha mínima como essa…)

jan 082011
 

No Windos 7, utilizamos a versão Ultimate, há um sem fim de implementos de segurança. Como atualizamos do XP para o 7 há pouco, ainda nos falta elementos para dizer se são boas implementações ou somente um conjunto de parâmetros inúteis criados para dar falsa sensação de segurança.

O grande defeito do Windows ainda permanece: é uma caixa-preta!

Se tiverem possibilidades recomendamos que uses o Ubuntu, a versão mais amigável do Linux e bem mais estável e simples que windows, porém, para nós, a criação da empresa do tio Bill ainda é necessária…temos clientes a atender…

Mas vamos ao que interessa:

Para editar alguns arquivos de configuração, como EasyPHP por exemplo, que ficam localizados na pasta de programas do sistema, o procedimento comum é alterar a permissão do arquivo, prover a alateração, restaurar as permissões anteriores.

Ou seja, três passos para cumprir uma tarefa! Muito pouco produtivo…

A solução prática:

1-Execute o editor de texto (utilizaremos o notepad, funciona perfeitamente com outros de sua preferência) como administrador;

2-Clique em salvar, e acabou! Funciona com outros tipos de arquivo também, basta abrir o programa que usará para edição como administrador.

ATENÇÃO: Ao procurar o arquivo para editar, não esqueça de alterar a busca do programa escolhido para todos os arquivos. Como exemplo: O notepad usado neste exemplo somente procura .txt e no caso precisávamos editar um arquivo .ini … por óbvio .ini não será exibido, salvo de apção “todos os arquivos” estiver selecionada.

É isso!

jan 022011
 

O CAUSO:

Em uma das organizações onde presto serviço vislumbramos problemas futuros e emergentes acerca da gestão do conhecimento.

Nos próximos três anos temos um contingente significativo de servidores que implementarão condições para a aposentadoria, gerando a seguinte situação:

Cultura da organização, a centralização de traefas e procedimentos, ou seja: Precisamos realizar o procedimento X, -Ah!, esse é o Zé que faz!.

Pois bem, com a aposentadoria do zé, quem irá fazer? Continue reading »