nov 062011
 

Entendendo o caso:

Para nossos clientes, sempre que precisam de um blog ou site mais simples utilizamos o Worpress pela sua praticidade, facilidade de uso, persdonalização quase infinita, tempo mínimo de instalação, enfim, vantagens inúmeras para estas aplicações.

Porém um de nossos clientes perdeu/esqueceu o login e senha de administrador.

OK, caso corriqueiro. Porém nem tanto. Era o único usuário e o e-mail que ele tinha cadastrado não possui mais. Também não havia nenhum outro usuário e ou administrador cadastrado, assim, os meios que o próprio wordpress fornece para recuperar a senha não seriam válidos, como resolver a situação?

A pesquisa na internet pouco revelou, pois muitaspáginas tratam dos meios convecionais de recuperação, que no nosso caso não seria viável. Reinstalar também não, mais de mil postagens e outros milhares de comentários não poderiam ser perdidos.

Análises e testes feitos, solução encontrada:

Simples solução:

1-No arquivo “wp-config.php” verificamos a localização da base de dados e a senha de usuário do banco;

2-Na tabela “wp-users” exportamos os dados existentes (havia três usuários cadastrados) para garantir caso o teste desse errado, recomendamos que o faça;

3-Em seguida entre na tela de edição de um registro, do usuário que deseja alterar a senha, na função do banco de dados, na linha da senha, selecione MD5, altere a senha e pronto.

Basta o usuário acessar com a nova senha cadastrada, o próprio WordPress solicitará a mudança de senha por entender esta gerada automaticamente.

Caso resolvido.

 

Complemento adicionado em 09/05/2015:

Prezados:

O procedimento envolve acesso ao banco de dados do WordPress, funciona somente em domínios próprios, com alteração direta na base de dados. Assim, é um procedimento que exige algum conhecimento técnico em bancos de dados, mais especificamente MySQL.

Reforçando: Não se trata de procedimento nativo do WordPress, é o reinicio de senha à força.