maio 112014
 

Lightscribe é uma tecnologia que acho fantástica, que infelizmente “não pegou”.

Com o gravador de CD/DVD apropriado e a mídia compatível é possível “queimar” também a etiqueta no disco, com um acabamento muito bom, excelente para enviar a clientes, para as festinhas de fim ano etc.

lightscribe_03[1]

É uma mão na roda para pequenas produções, basta virar o CD/DVD e queimar a etiqueta, porém em larga escala não funciona, cada etiqueta leva uns 10 minutos para ser impressa.

Contudo, é uma tecnologia antiga que, claro, tinha que dar azia, o windows não reconhece automaticamente, estamos aqui a tratar do Windows 7 Ultimate, 64 bits.

Vamos ao passo a passo:

1-O gravador que possuo é um modelo ASUS DRW-2014L1T ATA, apesar do nome, é conexão SATA.

DRW-2014L1T_1[1]Não são necessários drivers especiais para o gravador.

2-Para poder usar a tecnologia (da HP) são necessários alguns drivers específicos que eram fornecidos pela própria HP no site http://www.lightscribe.com/, porém, parece que a velha e boa HP abandonou o barco e o site não funciona mais…apenas tem uma página de aviso que nada mais existe lá, nessas horas me pergunto: Custava deixar os programas e drivers lá, já que ainda mantém a página???

Capturar

Mas enfim, é necessário o LightScribe System Software, fornecido pela HP, rodando internet afora, encontrei esta versão [LS_Update_1.18.27.10_.], é um arquivo com 11Mb com os drivers principais. Programa instalado, reconheceu o driver sem maiores problemas. Para procurar versões mais recentes, se existirem por favor me avise, busque por “LightScribe System Software”.

Capturar

3-Agora é necessário um programa para criar as etiquetas. Há vários que fazem bem o serviço: Sonic Express Labeler, Roxio Easy Media, Nero Cover Design, entre outros. Recomendo os da HP mesmo, em duas versões:

Simple Labeler, que conta com textos e decorações, e o Template Labeler, que vem com vários modelos prontos e permite a inserção de suas próprias fotos.

4-Por fim é criar a etiqueta e imprimi-la.

lsieesdsut002_omh

Um comentário final: a impressão é sempre em escala de cinza, as cores dos CD/DVD da imagem acima são do próprio disco, a mais comum é a segunda, amarela.

E um vídeo (em inglês) com detalhes da instalação à impressão do CD/DVD:

É isso.

 

 

 Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

(required)

(required)